Escola, Cultura e Sociedade
ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE
1)Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Emile Durkheim está de acordo com Stuart Mill, quando este se refere que a influência das coisas sobre o homem é diversa, já pelos processos, pelos resultados, porém Durkheim dá maior ênfase a diferença que há entre essas influências, destacando que a ação dos membros de uma geração, uns sobre os outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes,enquanto que Stuart Mill não.
2)Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
A primeira que Durkheim ressalta é segundo as idéias de Kant: “o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que ele seja capaz” e a segunda, conforme James Mill, a educação teria por objeto”fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes”.
O ponto fraco em que incorrem se trata de que ambas partem do princípio de que há uma educação ideal, perfeita, aplicada a todos os seres humanos, sem distinção, universalmente, no entanto a educação varia nos diversos povos e em cada fase da historia, conforme a própria sociedade exige.
3)O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação segundo Durkheim é necessário observação histórica, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, buscando neles os pontos comuns e a partir daí constituir uma definição para educação.
4)De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Ao longo da história formam-se idéias que são uma base comum em todas as sociedades. Toda a educação tem por objetivo fixar essas idéias comuns na consciência dos educandos. A partir dessas idéias cada sociedade constrói o omem certo ideal. Ideal que até certo ponto é igual para todos os cidadoas, diferenciando-se pelas particularidades que cada sociedade (meio onde vive) possui.
5)Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?
O “ideal” a ser realizado tem que despertar na criança as condições necessárias exigidas por vários fatores sociais da própria sociedade ou meio para o qual a criança se destine.
6)A partir da definição “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objeto suscitar e desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” o que conclui Durkheim? Explique?
O autor conclui com isto que a educação é a ação dos adultos sobre as crianças. Os adultos devem impor ou ensinar a elas que ainda não estão preparadas para o meio a qual se destinarão.
7)Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Segundo o autor o indivíduo é o resultado da educação que recebe. Para o indivíduo se tornar social é preciso que aprenda e se adeque as idéias vigentes na sociedade, interagindo com o meio. Assim as idéias do indivíduo e da sociedade se tornam dependentes, até porque a sociedade se resulta do indivíduo assim como o indivíduo resulta da sociedade.
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